HILLARY CLINTON RECEBE MENSAGEM DA LBV

Clique para ampliar

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, simpaticamente recebeu, na capital paulista, exemplar, em inglês, da revista Boa Vontade Mulher. Ao folheá-la, deteve-se no artigo “O Milênio das Mulheres”, no qual abordo a importância da Alma feminina na resolução dos problemas mundiais.

A equipe do Portal Boa Vontade apresenta-nos outras informações:

“Essa edição especial da revista (nos idiomas português, francês, inglês e espanhol) traz as recomendações e práticas bem-sucedidas da LBV na busca da igualdade de gêneros. A publicação é dirigida aos participantes da 54a sessão da Comissão sobre o status da Mulher, que teve início na segunda-feira, 1o de março, e prossegue até dia 12, na sede da ONU, em Nova York (EUA).
“A dra. Hillary esteve no auditório da Faculdade Zumbi dos Palmares – cujo reitor é o amigo da LBV dr. José Vicente –, onde respondeu a perguntas de universitários e professores que prestigiaram o encontro nesse centro de ensino paulistano. O evento marcou a implementação do Plano de Ação Brasil–Estados Unidos para Eliminação do Racismo.
“A ex-senadora ressaltou a assinatura de memorando na área política que prevê a promoção da igualdade de gêneros: ‘Hoje em Brasília, assinamos alguns memorandos entre os Estados Unidos e o Brasil sobre como melhorar a igualdade dos gêneros, para que meninas e mulheres recebam as mesmas oportunidades que meninos e homens’.
“Ao falar sobre a violência doméstica, destacou: ‘Há muitas barreiras que impedem a atuação da mulher; algumas são psicológicas, outras, culturais e históricas. Novamente, temos visto progresso, mas ainda precisamos ter a certeza de que todos nós lutamos contra a violência doméstica, pois ela não pode ser tolerada em lugar algum, em momento algum’.
“A secretária de Estado chegou no fim da tarde de quarta-feira a São Paulo, após cumprir, na parte da manhã, agenda oficial em Brasília/DF, onde se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o embaixador Celso Amorim a fim de discutir assuntos gerais de política global, entre os quais projetos de ajuda humanitária a países da África e ao Haiti, devastado por terremoto em janeiro.
“Em sua primeira visita oficial à América Latina como secretária de Estado, Hillary Clinton também cumpriu agenda de compromissos no Uruguai e no Chile. Depois do Brasil, seguiu para a Costa Rica e a Guatemala”.

CHEFE DA SEÇÃO DE ONGS DO ECOSOC/ONU VISITARÁ A LBV

Danilo Parmegiani, representante da Legião da Boa Vontade na ONU, nos relata:
“Recebemos a confirmação oficial do dr. Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do Ecosoc (Conselho Econômico e Social da ONU), ao convite da LBV para que represente as Nações Unidas em quatro eventos do 7o Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária. Ele será nosso convidado entre os dias 13 e 20 de março e participará dos debates em São Paulo/SP (15/3), Buenos Aires, Argentina (16/3), Brasília/DF (17/3) e Rio de Janeiro/RJ (19/3).
“Trata-se da maior autoridade no assunto ‘ONGs com relação consultiva com a ONU’”.
Grato, Danilo, pela excelente notícia.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

60 ANOS DE FRATERNIDADE

clique para ampliar

Ao raiar de 2010, a fraterníssima Legião da Boa Vontade completará 60 anos de profícua existência. Seis décadas ao lado do povo, ajudando-o a suplantar as mais árduas pelejas da vida. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, no dia da Confraternização Universal, em 1o de janeiro de 1950, pela genialidade do saudoso jornalista, radialista e ativista social Alziro Zarur (1914-1979), a LBV tem como logomarca um coração azul, entrelaçado por 34 elos – referência ao número do versículo do capítulo 13 do Evangelho de Jesus segundo João: “Amai-vos como Eu vos amei”. Nela ainda se lê o Cântico dos Anjos aos pastores no campo, quando do nascimento do Cristo Ecumênico: “Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade”. É o grande símbolo de sua atuação solidária e ecumênica, quer dizer, universal.
A comemoração dessa data dá-se graças ao apoio popular. Vem dele a força motriz que levou a Instituição, em 2009, a cumprir o desafio, lançado por ela mesma, de distribuir, em todo o Brasil, a famílias de baixa renda, mais de um milhão de quilos de alimentos. Isso sem contar os seus programas socioeducacionais, pautados pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico que asseguram diariamente um padrão de qualidade nas ações voltadas às crianças, aos jovens e aos idosos atendidos em nossas unidades espalhadas pelo território nacional.

ELO ACHADO
Numa página que escrevi – publicada na antiga Revista LBV no 170, de junho de 1999, fica expresso esse sentimento que inspira e faz crescer a Legião da Boa Vontade. O texto surgiu de um improviso que fiz na Super Rede Boa Vontade de Rádio: O Amor é Deus:
O Amor é a suprema definição da Divindade. É o elo perdido que a criatura busca na imensidão do estudo científico, que, para mais rapidamente progredir no âmbito social, tem de irmanar-se à Fé sem fanatismos a fim de encontrar esse elo. Há quanto tempo, considero que a Ciência iluminada pelo Amor eleva o Ser Humano à conquista da Verdade!
E o que é mais o Amor?
O Amor é o grande campeão das mais difíceis batalhas. Está presente quando o desassistido, ou o ser amado, precisa do seu socorro. O Amor não pede para si mesmo. O Amor oferece o auxílio que o desamparado suplica. O Amor, com discrição, atende até ao apelo não abertamente expresso. O Amor não deserta, pois socorre sempre. Nunca traz destruição, propicia a Paz. O Amor não adoece, ele se renova para recuperar o enfermo do corpo ou da Alma. Não promove a fome, traz o alimento. O Amor instrui e liberta, porquanto reeduca e espiritualiza. O Amor não constrange, porque confia. Por esse motivo, poetizou Rabindranath Tagore (1861-1941), famoso bardo e filósofo hindu, amigo de Gandhi: “Ó Deus! O Teu Amor liberta, enquanto o amor humano aprisiona”. O Amor é tudo: o enlevo da existência, pois afasta o temor. O Amor, quando é ele mesmo, sempre triunfará, visto que não coage nunca. Enfim, o Amor governa, porque é Deus — mas igualmente Justiça. O Amor é o Elo Achado.
Bem a propósito, em outro conceito, no tocante ao Amor de Deus e à Sua Justiça, escrevi: No Tribunal Celeste vigora o Amor, todavia não existe impunidade. É sempre necessário enfatizar que em consonância ao Amor de Deus permanece também a Justiça Celeste. A sublime redenção exige da criatura reabilitada pelo Amor Divino a devida correspondência em atitudes. De outra forma, seria a glorificação da impunidade.

ANO-NOVO E MENSAGEM DE PAZ
Em As Profecias sem Mistério, defino o Ano-Novo como a renovação da Esperança, cujo resultado depende de nós, criadores da riqueza ou mantenedores da pobreza, individual e coletiva, material e espiritual.
Nosso melhor desejo de feliz Ano-Novo a todos é que possam encontrar, sempre mais, o conforto, a sabedoria e a libertação que as lições do Divino Educador nos proporcionam para a Eternidade: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho segundo João, 13:34 e 35).


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com